Pense e exista, simples assim! – Credere

Pense e exista, simples assim!

Segundo René Descartes, a essência do ser humano é pensar. Ele é autor da famosa frase “penso, logo existo”. O pensamento é algo inerente à nossa natureza, embora não nos damos conta do que pensamos e do quanto pensamos. Quem é que durante o dia para e diz: “peraí, porque agora vou pensar”? O pensamento é um ato involuntário e abundante, que tem grande influência na vida de cada um.

Como bem disse Sigmund Freud, o “pensamento é o ensaio da ação”. Daí a importância de estarmos atentos. Nas livrarias há inúmeros títulos sobre pensamentos positivos, as palestras motivacionais tratam do assunto como um mantra, porém a questão vai muito além da crença. É atitude.

Não é o pensar positivo que ajuda a comprar um carro novo, uma casa, conquistar um emprego ou viajar para o exterior. É preciso inspiração e transpiração, ou seja, botar a mão na massa. Conscientizar-se sobre a força do pensamento torna o indivíduo capaz de assumir as rédeas da própria vida, tendo discernimento de que as escolhas trazem consequências: as assertivas, rendem bons frutos; as falhas, acarretam problemas. É uma matemática simples da vida, não há como infringir a natureza das coisas.

O pensar dá asas para nos mover no mundo, também nos dá a consciência necessária para fincar raiz na realidade, afinal viver de ilusão é um dos piores males para qualquer ser humano. Você pode não ter dinheiro, roupa de grife ou frequentar área vip, mas se tiver consciência dos seus pensamentos, naturalmente vai garantir seu espaço neste mundão.

Terá opinião própria, senso crítico e de observação. Quem pensa tem o hábito de duvidar, de analisar, de considerar prós e contras. Ao decidir, ponderou as possibilidades. Ao falar, mediu o que poderia ser dito. Ao afirmar, possui a propriedade de quem sabe o que faz. Aí está a fortaleza que tanto buscamos como indivíduos formados por sentimento e razão.

Imaginar é diferente. Quem imagina idealiza. Já quem pensa, lida com a realidade.  Para moldar o mundo que desejamos, precisamos encarar a vida com a autoridade de quem sabe o que quer, onde pretende chegar e o quanto poderá contribuir para uma história solidária e vitoriosa.

Sem metas, planos e desejos ficamos como papel ao vento, sem rumo ou segurança. Esforçar-se para pensar positivamente não é uma questão mística, mas uma chance que nos damos para construir mentalmente algo legal, que conforta, que motiva, que abre portas para enxergar horizontes.

Isso nada tem a ver com dogmas religiosos. Tem a ver com postura, afinal ninguém caminha de cabeça erguida pensando em fatos tristes, momentos ruins e situações deprimentes. Por isso, pensar é fundamental. Nos faz discernir, perceber e sentir que temos o privilégio de escolher o melhor, porque somos melhores a cada dia.