Como se adaptar ao trabalho em casa – Credere

Como se adaptar ao trabalho em casa

Se sua empresa optou pelo home office, significa que você irá trabalhar da sua casa e contando com a super ajuda dos recursos tecnológicos. Pois bem, o que fazer para garantir produtividade e controlar o estresse?

Antes de ir às dicas, peço licença para lhe dizer: aceite a situação. Trabalhar de casa é um procedimento preventivo ao contágio do novo coronavírus (covid-19) e ninguém imaginou que seria necessário algo assim.

Portanto, pare de reclamar, encare os desafios de administrar seu tempo com mais liberdade e adeque seu espaço para ser tão eficiente quanto é na empresa.

Diante do que ficou combinado com sua empresa, uma nova rotina precisa ser estabelecida. Nem pensar em trabalhar de pijama, hein!?! Vista-se adequadamente para que sua mente entenda que você está na ativa.

Confira 7 dicas para se adaptar rapidinho ao home office:

1 – Escolha seu canto

Opte por um local calmo, que acomode bem seu computador, celular, bloco de anotações e tudo o que for necessário. Lembre-se: é temporário. Porém, encare como seu quartel nas próximas semanas. É importante que seja bem iluminado e arejado.

2 – Tempo precioso

Crie uma rotina. Ao se levantar, faça o mesmo ritual de todos os dias, porém ao invés de sair, você vai para sua estação de trabalho. Nada de ficar de pijama, hein. Seu comportamento profissional exige que esteja preparado para uma reunião virtual a qualquer momento. Estabeleça seus horários, considerando tempo para o cafezinho e refeições.

3 – Seja flexível

O ambiente doméstico favorece distrações, especialmente porque os demais membros da família também estão em quarentena. Deixe seus horários com janelas para conversar com os familiares, assistir um filme, fazer uma leitura, ouvir música e alongar o corpo. Beba água e faça exercícios de respiração. Sua casa não é a extensão da empresa, continua sendo seu lar.

4 – Planeje seu dia

Estabelecer sua meta diária é indispensável para prestar contas das tarefas cumpridas à distância. Faça uma lista de prioridades e foque nelas. Mensure os contatos realizados, as ações concretizadas e resultados alcançados. A organização do que precisa ser feito será o indicador da sua produtividade. Lembre-se sempre de avaliar as oportunidades e desafios. Se tiver dificuldade, peça ajuda.

5 – Santa tecnologia

Utilize os recursos do smartphone e da internet como aliados desse momento. O whatsapp poderá facilitar seus contatos com clientes e parceiros. Se precisa de um encontro virtual, há várias plataformas gratuitas que ajudam e muito: Zoom.us, Appear.in, Skype, Google Hangout, Join.me, enfim, são várias e de graça. Basta pesquisar uma que se adapte melhor e boa reunião!

6 – Ladrões do tempo

Fique esperto porque eles invadem seu dia e quando percebe, anoiteceu. Grupos de whatsapp, espiadinha no Facebook e Instagram são meios de distração deliciosa, mas que podem roubar sua produtividade. Planeje seu dia e deixe tempo para curtir essas distrações, elas ajudam a relaxar. Só tome cuidado com fake news! Há tempo para tudo: responder e-mail, fazer contatos, elaborar relatórios, dar retorno e visualizar o “zap-zap” para saber o que tá rolando por aí. Silencie as mensagens, vai te ajudar a conter sua curiosidade.

7 – Humanize as relações

Você não está nessa sozinho. Dedique um tempinho do seu dia em home office para acionar os colegas de trabalho, compartilhar experiências, falar das dificuldades, ajudar o outro a superar esse desafio sem perder os cabelos ou ter um infarto. Demonstre que se importa. Essa conexão te trará satisfação por ajudar seu colega e reduzirá a solidão.