O que é o método DISC? – Credere

O que é o método DISC?

A avaliação DISC é uma teoria proposta pelo psicólogo norte-americano William Moulton Marston, ainda nos anos 1920. O método é um recurso utilizado para mapear o perfil comportamental de uma pessoa. Para te ajudar a entender mais sobre essa metodologia e seus benefícios, nós preparamos uma explicação completa. Confira!

O que significa a sigla “DISC”?

Marston acreditava que o comportamento humano de uma pessoa está relacionado a duas dimensões distintas:

Dimensão interna: refere-se à percepção do próprio poder no ambiente.

Dimensão externa: refere-se à percepção da favorabilidade do ambiente.

A junção dessas dimensões gera um gráfico com 4 preferências distintas relacionadas ao comportamento humano. São elas:

Dominance (dominância)

É a maneira com que a pessoa lida com desafios. Relaciona-se com as ações competitivas e focadas na assertividade.   

Influence (influência)

Refere-se às capacidades comunicativas da pessoa. Indica as habilidades de se conectar com os outros e criar relacionamentos no ambiente de trabalho.

Steadiness (estabilidade)

Relaciona-se com a maneira que a pessoa lida com mudanças, medindo suas reações ao estar perante o novo e o desconhecido.

Compliance (conformidade)

Refere-se à maneira com que o indivíduo lida com regras já estabelecidas, medindo o modo que eles se relacionam com riscos.

Como funciona o teste DISC?

Para funcionar corretamente e medir com precisão as características do profissional, a aplicação de um teste DISC tem que levar em conta respostas dadas de maneira sincera e intuitiva pelas pessoas. Assim, é possível acessar um questionário especializado com tópicos sobre situações vivenciadas no dia a dia. A partir da análise das respostas, é possível medir em que parte do gráfico se concentram as principais características do indivíduo analisado.

Para que serve o método DISC?

A aplicação de um teste DISC ajudará o gestor de pessoas a entender um pouco melhor o perfil do profissional analisado, seja no momento da entrevista ou seja ao longo da vivência em uma empresa. Com esses dados, é possível mensurar se tal indivíduo está apto a exercer certa função e ver se ele conta com as habilidades mais indicadas para aquele trabalho.

Um profissional com o gráfico muito voltado para a dominância e para a influência consegue exercer bem uma função de liderança ou de gerência, por exemplo. Já alguém com as preferências de conformidade e estabilidade tendem a preferir empregos mais seguros e focados em processos contínuos.

Para a própria pessoa, o método DISC é ideal para analisar as suas preferências individuais e encontrar os caminhos a se seguir na carreira, focando nas possibilidades que podem dar mais certo.

Por fim, é fundamental atentar-se ao fato de que a mentalidade humana é muito mais complicada do que um gráfico dividido em quatro partes! O método DISC é utilizado como uma ajuda a mais para medir as competências de um profissional, mas não precisa ser o único. Para isso, pense em um processo completo e que possa abranger diferentes pontos de análise.

Melhore a performance da sua equipe!

A Credere oferece os treinamentos certos para capacitar e motivar suas equipes. Acesse nosso menu de serviços e veja o que mais atende às suas necessidades.