O que é inteligência emocional e como ela pode te ajudar? – Credere
inteligencia emocional

O que é inteligência emocional e como ela pode te ajudar?

A inteligência emocional é um conceito da psicologia que se refere à capacidade do indivíduo identificar e controlar as próprias emoções; bem como o entendimento das sensações alheias. Desenvolver essas competências psicológicas é fundamental não só para a carreira profissional, mas também para a vida, visto que traz uma série de benefícios gerais, como:

Autocontrole 

Situações estressantes são comuns no dia a dia, tanto no mercado de trabalho quanto na vida pessoal. Seja em uma briga com o parceiro ou seja durante uma discussão de ideias com o chefe; manter a calma e controlar as emoções é fundamental para não agir por impulso. 

Contenção de riscos 

Manter o “sangue frio” durante os momentos de estresse evita dizer palavras rudes, ofender alguém que você ama ou se descontrolar perante à uma autoridade no trabalho. Assim, você reduz vertiginosamente os riscos provocados por comportamentos intempestivos e consegue se manter sereno o tempo todo. 

Maior poder de decisão 

Deixar-se dominar por sentimentos, como indecisão, estresse ou raiva pode “cegar” as suas reações e não mostrar com clareza todo o cenário. Manter a calma e a cabeça controlada te ajuda a enxergar o problema com mais nitidez e buscar soluções assertivas de maneira mais rápida. 

Criação de bons relacionamentos 

Ninguém gosta de conviver com pessoas estressadas e que estão sempre a um fio de explodir, não é mesmo? Para manter a boa convivência no ambiente de trabalho, é fundamental gerenciar as emoções e também entender o outro. A empatia te ajuda a moldar o seu discurso dependendo do estado emocional do colega, além de ensinar as frases amistosas e compreensivas a se dizer em certos momentos. 

Conhecer a si mesmo 

Além da parte externa e dos relacionamentos, a inteligência emocional também tem um importante trabalho interno! Conhecer suas emoções é fundamental para te ensinar mais sobre quem você é, compreender seus pontos fracos e as principais características positivas. Com o tempo, as auto análises e o desenvolvimento das fraquezas vão te ajudar a crescer na profissão e na vida. 

Quer mais dicas como essa? Então continue pelo nosso blog:

5 maus hábitos que te impedem de seguir na carreira

Como o planejamento pessoal pode alavancar sua carreira 

Desenvolva sua vida profissional!

A Credere oferece os treinamentos certos para te ajudar a desenvolver a carreira profissional. Acesse nosso menu de serviços e veja o que mais atende às suas necessidades.