Quais as diferenças entre “líder” e “chefe”? – Credere

Quais as diferenças entre “líder” e “chefe”?

Ambas as palavras, líder e chefe, podem ser utilizadas para designar posições de poder dentro das empresas. Por mais que signifiquem cargos altos e de liderança, os dois termos possuem diferenças práticas marcantes entre si, evidenciando tipos de postura distintos que podem ser decisivos para o sucesso dos negócios. Então, confira as definições de atitudes de cada um e decida em qual você prefere se encaixar!

Relacionamento com a equipe

A ideia de “chefe” está mais relacionada com um pensamento antigo de chegar, cobrar os colaboradores e exercer uma autoridade, até certo ponto, bem autoritária. Isso pode gerar um certo afastamento entre os superiores e seus comandados, visto o sentimento constante de medo que a imposição de tarefas pode provocar.

Já o “líder” procura se inserir de maneira mais próxima e participativa do time, não querendo se manter isolado em uma posição de poder, mas sim estar junto dos seus comandodos. A posição autoritária é trocada por uma postura de liderança, em que você não apenas impõe regras para o trabalho, mas ajuda a equipe a cumprir os objetivos.

Modo de cobrar os funcionários

“Ser chamado na sala do chefe” é uma coisa pela qual muito funcionário não quer passar, já que envolve um momento chato de bronca e cobrança. Muitas vezes feita de forma rude e sem tanta empatia, as chamadas de atenção podem ter o efeito apenas de estressar o colaborador e deixá-lo desmotivado com o trabalho.

Já o líder, ao ganhar a confiança do time, acaba diminuindo as chances de erros já pelo próprio ímpeto dos funcionários de não quererem “desapontar” o comandante. Quando precisam dar broncas e cobrar um trabalho mais efetivo, os líderes exercem mais a empatia e procuram passar a mensagem de forma branda e calma.

Resolução de problemas

O chefe pode ter uma postura mais inclinada a culpabilizar determinado funcionário por erros e problemas na realização dos procedimentos da empresa. Por mais que julgue importante cobrar o colaborador, o líder procura fazer isso de maneira mais secreta, assumindo junto a responsabilidade e colocando o equívoco como uma questão da equipe, e não somente de um trabalhador isolado. Isso ajuda a dar tranquilidade para as pessoas e manter o time confiante.

Condução da equipe

O chefe, muitas vezes, aparenta estar de fora da equipe, como se comandasse tudo de cima, tal qual um general que comanda a guerra por ordens de cima da montanha. Já o líder se coloca no campo de batalha, dandos as instruções junto do time e caminhando em sintonia para o sucesso do trabalho.  

Conheça os serviços da Credere Treinamentos e melhore suas capacidades profissionais!